quarta-feira, 4 de abril de 2012


VIAGEM A ITÁLIA 

Antes de mais, gostaria de deixar-vos com algumas das imagens preferidas da viagem que fiz a Itália no outono de 2010. Este foi o começo de tudo, uma viagem inicialmente planeada para Paris mudou rapidamente de destino... e que destino! Os dias foram poucos mas bons, pois apesar do curto período de tempo conseguimos visitar 2 regiões diferentes deste país, a da Lombardia, onde se inserem Milão e o Lago Di Como e a da região de Vêneto, com Veneza. A companhia foi ótima e entre viagens de metro, comboio, autocarro, passeios a pé e corridas à chuva, foi uma experiência inesquecível! 





















Milão
Aterramos na província de Bergamo, a cerca de 50km de Milão, no entanto, não foi possível explorar esta região, ficando certamente para uma próxima. O nosso destino era a capital da moda e do design "Milano". Já ouvi alguns comentários de viajantes que não adoraram Milão tanto quanto eu, mas para mim é extremamente cosmopolita e digna de uns dias bem passados. Para além da famosa Galleria Vittorio Emanuele, da Piazza e Cattedrale de Duomo, do Teatro Alla Scala, e do Castello Sforzesco, Milão conta com o Cimitero Monumentale, um verdadeiro “Museo a cielo apertocom obras de arte que dignificam os seus antigos habitantes. 

Cattedrale de Duomo
Galleria Vittorio Emanuele
Teatro Alla Scala 


Castello Sforzesco 

Cimitero Monumentale 




 




Veneza
Viajamos de Milão até Veneza de comboio, um passeio calmo e agradável, que nos permite relaxar antes de chegarmos à estação e começar a verdadeira caminhada sempre em direção à Piazza de San Marco. O tempo frio e chuvoso não levou a melhor, e a máquina fotográfica não conseguia parar de disparar. Veneza passou a ser uma das minhas cidades favoritas, romântica, genuína e incomparável, certamente não ficarei apenas por esta visita. Para além das ruas estreitas, repletas de lojas de máscaras e inúmeras pontes, encontramos na Piazza San Marco, no coração da cidade, a sua imponente Basílica e a “Ponte dei Sospiri”. Sempre pensei que este local tinha algo de romântico e mágico, mas na verdade os “suspiros” era o sinal do último adeus dos prisioneiros que viam a cidade pela última vez. Sobre o Grande Canal estende-se a bela "Ponte di Rialto" que, em tempos foi a única forma de ligação entre as duas margens do canal. Não podemos esquecer também os Gondoleiros e as suas obras de arte flutuantes, passeios bastante apreciados especialmente por casais digamos apaixonados e “abastados”.


Canais de Veneza








Canais de Veneza






Loja de máscaras

Gôndolas



Ponte dei Sospiri 

Basílica de San Marco
Ponte di Rialto






















































Lago di Como
Confesso que não tinha grande conhecimento desta zona de Itália e ainda bem... pois a surpresa perante tal cenário foi imensa. A paisagem que rodeia as margens do Lago di Como é absolutamente extasiante, o passeio de barco que fizemos sobre o rio é imperdível, e mais uma vez, não consegui sentar-me apenas a apreciar a paisagem, queria registar cada momento, cada queda de água e cada villa. Não admira que famosos com grande poder económico se apaixonem por esta zona e pelas suas belas mansões. Navegamos até Bellagio, uma pequena cidade situada na interseção dos braços fluviais do lago que formam uma forma curiosa de “Y” invertido. As imagens falam por si… 








































2 comentários:

  1. Hmm...! Gosto muito! Espero que partilhes connosco os teus workshops com a Ligia e as tuas especialidades Italianas!.. ah! E espero que viages mais para voltares a fotografar assim. <3

    ResponderEliminar
  2. Vou partilhar certamente várias coisas daqui para a frente! :) Aliás está um post sobre isso a marinar!
    Era um cruzeiro pela costa Italiana, isso é que era mel! :)

    ResponderEliminar