terça-feira, 17 de abril de 2012

PANNA COTTA DE MORANGO

Sou bastante gulosa e não resisto a uma bela sobremesa, no geral tento deixar sempre um espaçinho para ela! Este fim de semana decidi aventurar-me a fazer algumas panna cottas! A receita é super simples e rende imenso, por isso é sem dúvida uma boa opção para finalizar um jantar italiano! As minhas ficaram muito levezinhas, não muito doces e com uma textura que me pareceu muito bem. 

Como já tinha referido noutro post, vou tentar apresentar sempre uma imagem com os ingredientes e respetiva legenda. Desta vez não me segui por nenhum livro, vi apenas algumas receitas na internet e adaptei mais ou menos ao meu gosto. 




























1.     3 folhas de gelatina 
2.     Morangos qb. 
3.     375 ml de natas frescas 
4.     375 ml de leite 
5.     3 colheres de sopa de açúcar 


Algumas receitas sugerem que se use 750ml de natas frescas (o que equivale a cerca de 4 pacotes!!) outras que se substitua metade por leite, e foi isso mesmo que fiz, assim fica menos enjoativo. O primeiro passo foi demolhar as folha de gelatina em água durante 10 minutos. Entretanto, numa caçarola juntam-se as natas frescas, o leite e o açúcar, e deixa-se ferver. Acrescentei também uma pitada de baunilha em pó. 





Enquanto as natas e o leite fervem passam os 10 minutos da gelatina, depois escorre-se a água em demasia e junta-se à mistura mexendo sempre. De seguida divide-se o preparado em forminhas, usei de silicone porque são sempre mais fáceis de retirar. Aguardamos alguns minutos antes de colocar no frigorífico, onde devem permanecer cerca de 2 a 3 horas para solidificar. 




























As panna cottas já estão no frio e podemos avançar para a cobertura, que neste caso foi de morangos. Primeiro lavam-se muito bem, depois são partidos em pequenos pedaços, reservem alguns para juntar no final, fica muito bom e dá sempre outro toque. Junta-se um pouco de água, açúcar e baunilha, e deixa-se a aquecer em lume brando. Aos poucos o morango vai desfazendo e acaba por ficar numa espécie de compota. Este processo é muito útil, para acompanhar por exemplo uma bola de gelado, um "petit gâteau", um crepe, etc, e pode ser sempre uma forma de aproveitar fruta. Qualquer tipo de fruto vermelho, amoras, framboesas, mirtilos, morangos, são ideais para fazer coberturas. 

















Na altura de servir, basta apenas retirar a panna cotta da forma com cuidado para não danificar e depois cobrir com o doce e alguns morangos para decorar. 
Que tal? Gostaram do resultado? Então esperem até provar! 
































Sem comentários:

Enviar um comentário