quinta-feira, 19 de abril de 2012

LASANHA DE ATUM 

Para além das panna cottas que fiz no sábado, decidi experimentar uma lasanha com massa fresca! Costumo fazer esta receita bastantes vezes porque o atum é rei e senhor lá em casa, tudo o que seja empadão de atum, massa de atum, bifes de atum, salada de atum etc, é sempre bem-vindo. Aconselho vivamente a utilizarem massa fresca, pois fica muito tenra e desfaz-se na boca, não é como as placas que costumava comprar que por vezes ficam duras.

Assim sendo, passo a apresentar a imagem ilustrativa dos ingredientes com a devida legenda: 





























1.     2 Tomates  
2.     Polpa de tomate qb. 
3.     500ml de Molho Béchamel (eu compro já feito mas podem também fazer em casa)
4.     Azeitonas a gosto 
5.     Folhas de Lasanha (fiz mesmo as folhas com massa, mas podem comprar das embaladas que não necessitam de cozedura) 
6.     Queijo Mozzarella ralado qb. 
7.     5 latas de atum
8.     1 cenoura 
9.     1 cebola   
10.   Temperos: azeite, alho, pimenta preta, óregãos e sal grosso 


A primeira coisa a fazer é o preparado de atum, seja qual for a massa que usemos, fresca ou embalada o recheio deve estar sempre previamente pronto, para depois construirmos as camadas. Começei por alourar a cebola com o alho em azeite, não gosto de deixar queimar muito porque depois acaba por não se notar e é sempre mais saudável. 



















Os passos seguintes são muito fáceis, basta apenas ir acrescentando os ingredientes e provar para retificar os temperos. Coloquei primeiro os tomates frescos aos pedaços e a cenoura partida aos bocados bem pequeninos. Juntei um pouco de vinho branco para temperar e de seguida a polpa de tomate. Convém ter sempre um pouco de água para ir juntando caso começe a ficar seco. Deixei ganhar sabor e finalmente coloquei o atum, não vale a pena estar a desfazer com muito cuidado porque depois acaba por juntar-se ao preparado envolvendo-se com os outros ingredientes. Retifiquei novamente os temperos, colocando bastantes óregãos e por último as azeitonas. Deixem ficar no quente um pouquinho, mas não demasiado para ficar com algum molho. 




















Em seguida, preparei a massa fresca, podem consultar de novo os ingredientes e modo de preparação no post dos Raviolis em:  


Como ainda não consegui encontrar o cortante apropriado para lasanhas, improvisei e, com a ajuda de uma placa de lasanha seca e do cortador de pizzas fiz as minhas de massa fresca. Penso que o cortador de lasanhas deve existir na César Castro, fui lá no sábado de tarde mas estava fechado :( por isso teve de ser mesmo assim! 






Entretanto, com as placas devidamente cortadas, comecei por preparar as várias camadas da lasanha, eu gosto de fazer com muitas, porque adoro o sabor da massa e sendo esta fresca ainda melhor. Então, primeiro coloca-se o preparado, seja de atum, bolonhesa, ou bacalhau etc, o processo é sempre o mesmo, primeiro recheio, depois queijo mozzarella e as placas de lasanha, assim até chegar ao topo da forma. 






É um processo bem simples, não há que enganar, no final coloca-se o molho béchamel, tentanto que fique parcialmente coberto. Se exagerarmos no molho corremos o risco da lasanha ficar muito líquida e enjoativa, para além de que, todos os ingredientes já são bem calóricos. Terminamos com um pouco de queijo mozzarella e vai ao forno para gratinar, normalmente nem costumo contar o tempo de cozedura, vejo mais ou menos quando a superfície está tostada e o molho relativamente seco. 




















O resultado, ainda no forno, não podia ser mais apetitoso! Depois de provar então tivemos a certeza! Lasanha com massa fresca? Sim por favor!!!! 































PS - Para a próxima talvez experimente uma de frango!  


2 comentários:

  1. eu já provei essa lasanha e é maravilhosa!!!

    agora quero provar a de frango.. hehehe

    :D

    ResponderEliminar
  2. Mas esta foi com massa fresca, por isso ainda é melhor! :)
    Vou experimentar um dia! :)

    ResponderEliminar