RAVIOLIS DE RICOTTA COM CAMARÃO
No sábado passado decidi aventurar-me com uma das receitas que fiz no workshop de Pastas Frescas do Club Mastercook, os raviolis de ricotta com camarão. Confesso que sou um pouco desorganizada na cozinha, e para fazer esta receita é preciso método, calma e paciência, o que nem sempre tenho a 100%.
Começei por cozer o camarão, tentando aproveitar a água da cozedura para um caldo, big mistake! Na água misturei bastantes ingredientes, salsa, cebola, alho, tomilho, malaguetas e sal, muitoooo sal, e foi isso que estragou o caldo. Os camarões estavam bons, mas a água da cozedura ficou muito salgada. O ideal, tal como aprendi com a Lígia Santos, é descascar os camarões ainda crus e com as cascas e cabeças fazer o caldo! Só assim conseguimos controlar o tempero da água sem influenciar o sabor dos camarões. Ok, percebido, não volto a cometer este erro :/
Entretanto, à semelhança do que vos falei no post do livro, decidi que a partir de agora, qualquer receita que faça, vou tentar tirar sempre uma foto aos ingredientes e utensílios que vão ser necessários. Isto ajuda-me porque assim tenho sempre tudo à mão, e consigo passar-vos uma imagem de todos os ingredientes com a devida legenda, que passo a mencionar:
1. 100 grs de queijo ricotta
2. 20 grs de queijo parmesão ralado (costumo ter sempre um bocado congelado)
3. 400 ml de caldo de camarão
4. Azeite qb.
5. 1 Dente de alho
6. Noz moscada em grão qb.
7. 1 ovo
8. Salsa qb. (a receita original é com salva, mas eu preferi não arriscar lá em casa)
9. Camarão 20/30 (a receita original diz 2 a 3 mas eu gosto sempre de colocar mais, até no caldo)
10. Picador de alho
11. Pimenta preta qb.
12. Flor de sal
13. 1 colher de chá de farinha
14. Descascador de alho
O descascador de alho é um utensílio muito útil, basta separar os dentes e colocar dentro do silicone, depois friccionar e a casca sai facilmente. Este comprei na Pollux.
O passo seguinte foi misturar os ingredientes para o preparado de ricotta, primeiro a salsa, previamente picada, depois o ovo, o queijo parmesão, um fio de azeite e alguma noz moscada, ralada diretamente do grão.
Como não segui a receita corretamente em relação ao camarão, o que devia ter feito era descascá-los ainda crus, retirar as cascas e as cabeças e reservar para um caldo. Depois temperar com pimenta preta e um pouco de sal e azeite.
De seguida, montei a máquina de esticar e dediquei alguns minutos à preparação da massa fresca. Com as 100 grs de farinha faz-se um montinho, e no centro coloca-se o ovo, com as pontas dos dedos envolvem-se estes 2 ingredientes amassando sempre. Coloca-se um fio de azeite, sal e a água, juntando de novo com as mãos. Quando a massa estiver pronta molda-se uma bola, e embrulha-se em película aderente, durante 15 a 20 minutos antes de começar a esticar.
Na lista acima faltava apenas a massa e a máquina de esticar.
A receita da massa (para 2 pessoas) é muito simples:
100 grs de farinha
1 ovo
1 fio de azeitte
sal qb
água
Desta vez não usei as duas funções da máquina, porque pretendia apenas esticar a massa e cortá-la com ajuda de uns moldes que comprei na César Castro. O passo seguinte é esticar a massa até à espessura que pretendemos e depois, com a ajuda dos cortantes fazer os pequenos círculos.
Os raviolis necessitam sempre de 2 bocados de massa iguais, uma onde colocamos o recheio, e outra que, com a ajuda de um pouco de água fecha o ravioli.
A operação consiste apenas em dispor o preparado de ricota e um bocado de camarão, este previamente salteado num fio de azeite com alho picado. Como os meus camarões já estavam cozidos, apenas alourei para ganhar mais sabor, mas supostamente deviam estar crus e nesta fase eram cozidos e cortados em pequenos pedaços.
Depois de termos os raviolis devidamente recheados, coloca-se o caldo de camarão a ferver na mesma frigideira onde salteamos os camarões, cozem-se cerca de 4 minutos para ficarem al dente.
O último passo é retirar um pouco de caldo e juntar uma colher de chá de farinha, mistura-se tudo bem para não ganhar grumos e volta novamente para a frigideira. Desta forma obtemos um caldo mais espesso que se coloca por cima dos raviolis.
Posso dizer que em termos de sabor estavam bons, consegui controlar o caldo retirando apenas uma porção a que juntei mais água, no entanto, um caldo confecionado de outra forma teria tido outro impacto. O grande problema foi mesmo a massa, que devia ter ficado um pouco mais fina. É bem diferente esticar a massa para tagliatelle ou linguini porque ficam apenas com uma "camada", enquanto que os raviolis levam 2. É uma receita fácil de interpretar, o mais complicado e trabalhoso é mesmo preparar os raviolis, cortar, rechear, "colar" e ainda cozer!
PS - E eu fiz cerca de 35!!!!
Parece-me muito bem, mas dá cá uma trabalheira!!! *
ResponderEliminarÉ preciso mta paciencia!!! Mas devem ficar deliciosos...
ResponderEliminar