quinta-feira, 3 de maio de 2012

TOMATE SECO 

Já vos disse que adoro tomate seco? Provei a primeira vez num restaurante italiano em Braga, num aniversário de uma das minhas Marias e fiquei fã! Gostei tanto que pedi para colocarem mais no prato, para aproveitar todos os bocadinhos daquela iguaria. Passado uns tempos comprei num supermercado e foi uma desilusão, eram muito pequenos e o sabor nada se comparava ao que provei. Quando fui a Itália, não pude deixar de comprar um saquinho e também já pedi que me trouxessem outro, o que neste momento significa que só tenho um de reserva. 










































Adoro juntar o tomate em pequenos pedaços nas pastas, dá um toque diferente, a sua textura e sabor intenso fazem dele um dos meus ingredientes preferidos. 
No entanto, existe uma série de pratos que podem ser brindados com este condimento, como pizzas, saladas, assados, sandwichs e até para fazer patês! 


 







































O método lento de secagem ao sol, faz com que os tomates maduros percam todo o seu sumo e humidade, assim como volume e peso. É essencialmente na perda de volume que o sabor intensifica, tornando-se um ingrediente, ou até mesmo, um tempero, essencial na cozinha mediterrânica. Na zona sul de Itália, mais concretamente na região Puglia, é bastante comum verem-se telhados de casas com tomates a secar. Outra mais-valia é que o tomate seco pode ser conservado em perfeitas condições durante bastante tempo.   

       










Sugiro que experimentem, se não forem a Itália nos próximos tempos tentem comprar talvez numa loja gourmet
O Clube da Gula por exemplo, tem disponível no catálogo online


Imagens Via Pinterest





Sem comentários:

Enviar um comentário