domingo, 13 de maio de 2012

"BUONGIORNO, PRINCIPESSA!"

Quem se recorda da célebre frase do filme "La vita è Bella"? 

"A Vida é Bela" em português, é um filme italiano de 1997, com a participação de Roberto Benigni como diretor e protagonista. A história baseia-se essencialmente na personagem de um judeu chamado "Guido", que durante a Segunda Guerra Mundial é enviado para um campo de concentração Nazi juntamente com o seu filho, ainda criança. Com uma personalidade divertida e inteligente, aliada ao amor que sente pelo filho, Guido tenta a todo o custo que o pequeno acredite estarem a participar num jogo, disfarçando assim os dias horrendos que vivem no campo. 

A metragem pode ser dividida em dois momentos cruciais, a primeira parte baseia-se no romantismo à volta da conquista de Dora por parte de Guido, o que resulta em cenas engraçadas com o jeito trapalhão do próprio ator. Na segunda parte, passamos da comédia romântica para o drama, sendo o ambiente vivido essencialmente no campo de concentração. No entanto, o filme acaba por não perder a sua essência, onde a comédia e o dramatismo andam lado a lado, devido à forma como Guido encara o local onde ele e o seu filho se encontram. 

Para mim este filme é bastante importante, desde a primeira vez que o vi marcou-me, porque tiramos uma ótima lição de vida. Mesmo nos piores cenários, com alguma esperança, há sempre algo positivo que podemos fazer para melhorar a situação. No geral, gosto de todos os filmes relacionados com a Segunda Guerra Mundial, mesmo tendo argumentos bastante diversos conseguem captar a minha atenção, como é o caso de "O Diário de Anne Frank", "The Boy in the Striped Pajamas" ou "Sacanas sem Lei". 

Uma ótima sugestão para um filme a ver hoje, domingo! 





























Imagens Via Pinterest 



Sem comentários:

Enviar um comentário