SOPA DE TOMATE
Eu e o meu irmão somos loucos por sopa de tomate, lembro-me que muitas vezes fazíamos e éramos bem capazes de comer 2 a 3 pratos, cheio de óregãos.
Decidi então que devia fazer uma bela sopa de tomate. Esta receita é ainda melhor porque leva massa, que maravilha!!!
Decidi então que devia fazer uma bela sopa de tomate. Esta receita é ainda melhor porque leva massa, que maravilha!!!
1. 650 grs de tomates-chucha
2. 1 alho francês grosseiramente picado
3. Salsa fresca picada para guarnecer
4. Sal, pimenta preta e 1 dente de alho fatiado
5. 1 cebola partida em quartos
6. 55 grs de massa para sopa (neste caso escolhi couscous)
7. 1 colher de sopa de azeite
8. 500 ml caldo de galinha
A receita foi retirada do Grande Livro de Massas, já conhecido aqui no blog:
Como já tinha referido no post do Grande Livro de Massas, existe uma introdução muito útil, com receitas de molhos e caldos que servem de base a alguns pratos, tal como acontece no caso da sopa de tomate. Então, para fazer o caldo de galinha, comecei primeiro por alourar uma asa de frango cozida com cebola, é importante deixar tostar bastante, mesmo que pegue um pouco no fundo. Depois acrescentam-se alguns legumes que podem ser, alho francês e cenoura, ervas aromáticas, como salsa, louro, tomilho e óregãos, uma coisa que aprendi com a Lígia Santos é que para fazer um caldo podemos colocar todas as ervas que tivermos disponíveis e que combinem com o sabor. Depois de mexer todos estes ingredientes e deixar que o gosto do frango apure colocamos um pouco de água e deixamos ferver durante 1 hora ou mais.
Enquanto o caldo continua a apurar podemos ir partindo os tomates em quartos. Numa panela coloca-se uma colher de azeite, e em seguida os tomates aos quais se juntam a cebola, o alho francês e o dente de alho previamente cortados.
A mistura deve cozer cerca de 45 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar e ficar com uma textura polposa. Depois de guisados, os legumes devem ser reduzidos a puré com a ajuda da varinha mágica. O aspeto final deverá ser mais ou menos o que vemos na última das três imagens que se seguem.
Entretanto coam-se os ingredientes do caldo para uma taça, que é adicionado de seguida à mistura de tomate, deixa-se ferver um pouco e coloca-se a massa. Eu adoro sopa com massa portanto exagerei mais um pouco na quantidade de couscous, devo ter colocado umas 100grs.
Finalmente, retificam-se os temperos, colocando algum sal e pimenta, e basta apenas que a massa esteja al dente para ficar pronta.
O resultado final é bastante bonito e acima de tudo saboroso!
Sem comentários:
Enviar um comentário