Como prometido, aqui fica o prato que fiz com a massa vencedora do desafio, o tagliatelle!
Decidi aventurar-me numa carbonara, uma receita tradicional de Roma, bastante simples e geralmente apreciada por todos!
Foi um grande desafio pois tenho como referência a deliciosa carbonara de uma das minhas Marias!
Como é habitual aqui ficam os ingredientes:
1. Cogumelos frescos laminados qb.
2. 4 ovos
3. 300 grs de bacon fatiado
4. 4 colheres de sopa de queijo parmesão
5. 1 colher de sopa de azeite
6. 5 colheres de sopa de natas simples
7. Sal e pimenta preta qb.
A receita foi inspirada no mais recente livro que comprei, e sobre o qual já falei aqui no blog, o Grande Livro de Massas.
http://lavitaebellablog2012.blogspot.pt/2012/04/o-grande-livro-de-massas-quanto-mim-e.html
http://lavitaebellablog2012.blogspot.pt/2012/04/o-grande-livro-de-massas-quanto-mim-e.html
No entanto, fiz alguns ajustes, nomeadamente na inserção de mais um ingrediente, os cogumelos e nalgumas quantidades, pois aumentei um pouco o queijo parmesão e o bacon. Para além disto, durante a confeção da massa lembrei-me que a minha maria costuma colocar bastante cebola e alho, e então acrescentei esses ingredientes mais ou menos a olho, uma cebola e uns 3 dentes de algo picados.
A receita sugere que se comece pela cozedura da pasta, mas como ia fazer massa fresca decidi iniciar a preparação dos ingredientes para depois ser mais fácil controlar os passos.
Entretanto, para ter tudo pronto podemos preparar a mistura dos 4 ovos batidos com as 5 colheres de natas, e aproveitar para cortar a cebola e o alho.
Enquanto a mistura dos cogumelos com o bacon apurava, pus literalmente as mãos na massa, estando sempre atenta e mexendo para não queimar demasiado. A receita da massa fresca é muito simples, podem consultar de novo no post dos raviolis no seguinte link:
Depois dos 20 minutos a repousar, estende-se a massa com a ajuda de um rolo de cozinha e começa a verdadeira aventura de esticar na máquina, o ideal é passar 2 vezes na mesma espessura até chegar à que pretendemos. Depois de esticada, passa para o cortante, que neste caso foi de tagliatelle e fica a secar mais uns 20 minutos. Adoro ver os fios da pasta todos alinhados!
Entretanto o bacon e os cogumelos já estão prontos, e devem ficar mais ou menos com este aspeto.
Convém estarmos atentos à secagem da massa, porque depende das condições climatéricas que se fazem sentir na altura, quanto estiver seca é hora de passar para a panela. Assim, ferve-se a água com um fio de azeite e uma mão de sal, depois pouco a pouco colocam-se todos os fios de massa e vai-se mexendo para ficarem soltos.
Quando a massa estiver al dente, escorre-se a água, e incorporam-se todos os ingredientes pela seguinte ordem: o bacon com os cogumelos, a cebola e o alho, os ovos batidos com as natas e metade do queijo parmesão.
Depois basta apenas retirar para uma travessa, colocar o resto do parmesão por cima e servir imediatamente. Acho que deixei cozer demasiado o ovo, ou então para a próxima reduzo à quantidade. Contudo, acho que ficou bem saborosa!
Quando quiseres volto a fazer! Fazes a massa fresca que trato do resto ;)
ResponderEliminarSim, está combinado, pode ser um dos pratos do jantar da duda! :)
ResponderEliminar