GELATO!!
A origem do gelado não é certa, no entanto, alguns acreditam que foi o povo Árabe que o trouxe para a Europa. Inicialmente o gelado era denominado de "Sberbeth", isto é "Neve Doce", palavra árabe que deu origem à atual "Sorvete".
A designação "gelado" surgiu apenas no século XVI, no seio da família Nobil de Medici de Firenze, em Itália, sendo a receita aperfeiçoada pelo gastrónomo Bernardo Buontalenti, que misturou ingredientes obtendo assim "Dolce Gelados".
O século seguinte ficou marcado pela expansão mundial deste produto pela mão de empreendedores Italianos, primeiro o Palermitano Procopio, inventou uma máquina que melhorou bastante a sua qualidade, depois o Veneziano Sartelli exportou o produto para Londres, o Napolitano Tortoni, experimenta em Paris colocar bolachas no gelado, e por fim o Genovês Bosio abre a primeira gelataria em Nova Iorque.
Em todo o seu percurso, a receita do gelado foi aperfeiçoada deixando de ser apenas constituída por mel e sumos, passando a conter também leite, natas e ovos. Um elemento importantíssimo na conceção de gelados é o sal, que ao ser misturado no gelo consegue atingir temperaturas abaixo de 0º. Desta forma, uma mistura de leite, ovos, natas, açúcar e outro ingrediente transformava-se facilmente num verdadeiro gelado! O gelo e o sal passam a ser elementos indispensáveis para a conservação de gelados, sendo colocados entre um recipiente de cobre e outro de madeira, ajudando a manter o frio.
Em 1813, o americano Kelvin baseado no princípio que o gás ao ser propagado produz frio, alerta para as primeiras máquinas de gelado. Com o constante desenvolvimento desta indústria os gelados passaram a ter menos materia gorda e uma textura mais homogénea e cremosa.
Em Itália existem imensas gelatarias, o gelado é um alimento do dia-a-dia, como um bolo ou outro alimento qualquer!
Imagens via Pinterest