quinta-feira, 31 de maio de 2012

JANTAR PARA AMIGOS!! 


Amanhã vou fazer um jantar Italiano para amigos, para receber a minha Maria da Madeira e provarem todos a especialidade da massa fresca! 































Vou fazer 2 pratos, linguini e tagliatelle, um com molho de bolonhesa e outro à carbonara
Esta última vai ser confecionada pela Maria M., a que tem mais jeito para a cozinha! :)

De sobremesa, panna cotas com frutos vermelhos e o famoso tiramisu da Maria M. 

Depois prometo que mostro imagens! :) 
Até lá! 


quarta-feira, 30 de maio de 2012

MACARRÃO GRATINADO COM COGUMELOS E ATUM


Tenho tentado experimentar outros tipos de massa que não fresca, obviamente o sabor é outro, mas também não podemos cair na rotina e usar sempre a mesma pasta. Assim sendo, decidi usar desta vez macarrão. Esta massa é uma espécie de penne com linhas retas que lhe dão outra textura. Como é habitual, apresento a lista de ingredientes a utilizar. 






























1.     100ml de vinho branco 
2.     2 pacotes de molho de cogumelos Guloso
3.     Cogumelos laminados qb. 
4.     Azeite qb.
5.     300 grs de macarrão
6.     Queijo parmesão ralado
7.     1 Folha de louro 
8.     Azeitonas às rodelas qb. 
9.     1 Cebola e 1 dente de alho picados 
10.   150 grs de bacon às tiras 
11.   3 latas de atum 

Este prato é muito simples e fácil de confecionar, uma receita retirada do livro "Manual de sobrevivência para homens" que tem vindo a revelar-se um verdadeiro aliado na minha cozinha, pois, apesar de não serem cozinhas por homens as receitas são feitas geralmente para dois homens, o meu irmão e o meu namorado, as minhas "cobaias" que gostam sempre dos meus cozinhados! 


Podem consultar de novo o livro aqui: 


http://lavitaebellablog2012.blogspot.pt/2012/05/manual-de-sobrevivencia-para-homens-na.html



















Normalmente tendo dar sempre um cunho pessoal às receitas, alterar ou acrescentar algum ingrediente ou preparar de outra forma, acho que à medida que vamos fazendo o prato, lembramos do que poderá ser importante naquela altura e arriscamos. Logo nesta primeira fase, para além do molho, achei que ficavam bem cogumelos laminados e aumentei a dose de azeitonas e atum. 

O primeiro passo é alourar a cebola e o alho em azeite, não gosto de deixar queimar muito, porque fica um sabor muito forte e gosto de sentir os pedaçinhos da cebola no resultado final. Depois acrescenta-se o bacon, que é dos ingredientes com mais gordura e precisa de algum tempo para tostar. De seguida, o atum escorrido, os cogumelos, e o molho que dá cor e sabor ao preparado. Por fim, as rodelas de azeitonas, mexe-se tudo para apurar mais um pouco. 






















Entretanto, retiramos o preparado do lume e passamos para a cozedura da massa, um processo muito simples, basta apenas ferver água com um pouco de sal grosso e azeite, e colocar a massa. Quanto estiver relativamente cozida, não muito crua, nem muito mole, retira-se e passa-se por água, neste caso pode ser quente ou fria, pois a massa ainda vai gratinar no forno. 





















Mistura-se o macarrão com os ingredientes anteriormente preparados e leva-se ao forno com queijo por cima. Para além do parmesão acrescentei um pouco de mozarella, é mais suave e fica sempre muito bom. 
































Aqui está o resultado final! Uma bela travessa de macarrão com atum e cogumelos, um prato muito saboroso e fresco! 

PS - Esta receita também fica muito boa reaquecida, tem que ter atenção para a massa não ficar muito cozida e depois, podem aquecer de novo que fica deliciosa!   



terça-feira, 29 de maio de 2012

GELATO!! 

A origem do gelado não é certa, no entanto, alguns acreditam que foi o povo Árabe que o trouxe para a Europa. Inicialmente o gelado era denominado de "Sberbeth", isto é "Neve Doce", palavra árabe que deu origem à atual "Sorvete". 

A designação "gelado" surgiu apenas no século XVI, no seio da família Nobil de Medici de Firenze, em Itália, sendo a receita aperfeiçoada pelo gastrónomo Bernardo Buontalenti, que misturou ingredientes obtendo assim "Dolce Gelados". 

O século seguinte ficou marcado pela expansão mundial deste produto pela mão de empreendedores Italianos, primeiro o Palermitano Procopio, inventou uma máquina que melhorou bastante a sua qualidade, depois o Veneziano Sartelli exportou o produto para Londres, o Napolitano Tortoni, experimenta em Paris colocar bolachas no gelado, e por fim o Genovês Bosio abre a primeira gelataria em Nova Iorque. 

Em todo o seu percurso, a receita do gelado foi aperfeiçoada deixando de ser apenas constituída por mel e sumos, passando a conter também leite, natas e ovos. Um elemento importantíssimo na conceção de gelados é o sal, que ao ser misturado no gelo consegue atingir temperaturas abaixo de 0º. Desta forma, uma mistura de leite, ovos, natas, açúcar e outro ingrediente transformava-se facilmente num verdadeiro gelado! O gelo e o sal passam a ser elementos indispensáveis para a conservação de gelados, sendo colocados entre um recipiente de cobre e outro de madeira, ajudando a manter o frio. 

Em 1813, o americano Kelvin baseado no princípio que o gás ao ser propagado produz frio, alerta para as primeiras máquinas de gelado. Com o constante desenvolvimento desta indústria os gelados passaram a ter menos materia gorda e uma textura mais homogénea e cremosa. 

Em Itália existem imensas gelatarias, o gelado é um alimento do dia-a-dia, como um bolo ou outro alimento qualquer! 

































Imagens via Pinterest

segunda-feira, 28 de maio de 2012

NOVA CARA! 


Não quero que o blog se torne monótono ou desinteressante! 
Por isso decidi que já estava na altura de alterar o cabeçalho, acho que é importante dar um refresh de vez em quando!


Então gostam da nova imagem? Foi tirada em Veneza! :) 



domingo, 27 de maio de 2012

TORRE DE PISA

Todos já ouviram falar da famosa Torre de Pisa! 







































Um dos monumentos mais conhecidos em todo do mundo, que serve como campanário da catedral, situado na cidade Italiana com o mesmo nome. A sua posição, neste caso inclinada é o elemento mais característicos desta obra que, no início em 1173, estava destinada a ficar na vertical. Logo após o começo da sua construção, a torre começou a inclinar-se para sudeste devido a um problema no solo instável, contudo, atualmente a sua posição está para sudoeste.  

A torre atinge cerca de 57 metros no ângulo mais alto, pesa 14 500 toneladas, e tem quase 300 degraus! Entre 1990 e 2001 houve um trabalho de restauração na torre que permitiu reduzir o ângulo de inclinação de 5,5º graus para 3,99º. 

Algumas das imagens mais divertidas que vemos desta torre é a procura do melhor ângulo para a "segurar" ou "empurrar"! Nunca lá fui, mas tenho a certeza que o cenário deve ser mais ou menos o que vemos nas duas imagens abaixo, uma série de turistas divertidos, a tentar arranjar a melhor posição! 






Os resultados destas experiências são fotos bastante divertidas e algumas até com um carácter bem artístico!







Imagens via Pinterest


Se já estiveram em Pisa, e tiverem uma destas fotos divertidas podem enviar-me para o email lavitaebella.blog2012@gmail.com 

Obrigada! 

 

sábado, 26 de maio de 2012

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DICA DA SEMANA! 

Colorir Massa Fresca! 

Para dar um toque de cor à massa fresca, basta juntar os ingredientes certos! 
Não acrescentam nada ao sabor, apenas servem como um elemento decorativo! 













































Açafrão
Com o açafrão moído conseguimos obter uma massa de tom dourado!
















Beterraba
Este legume em puré, permite obter uma pasta cor de rosa! Giríssimo para as meninas! 






















Manjericão
Para um tom com pintas verdes, basta juntar 2 colheres de sopa de folhas de manjericão cortadas bem fininhas! 


























Cogumelos 
Para uma tonalidade mais escura, acastanhada, junta-se puré de cogumelos cozidos à massa!





















Todos estes ingredientes devem ser adicionados primeiro aos ovos!
Espero que gostem! Se experimentarem enviem os resultados!

Imagens via Pinterest